A maternidade é um processo de transformação profunda na vida de uma mulher, que afeta não apenas o seu relacionamento com o filho, mas também a sua percepção e inteligência social. Como mãe, a mulher desenvolve habilidades como empatia, paciência, compreensão e capacidade de comunicação, que acabam por refletir positivamente em sua vida profissional.
Muitas vezes, porém, o mercado de trabalho se recusa a reconhecer e nomear essa potência que surge após a maternidade. Ignorando a capacidade intelectual, profissional e emocional que se amadurece após a chegada de um filho, como se a maternidade fosse um obstáculo para o desenvolvimento da carreira.
Mas a verdade é que a maternidade pode ser um fator de enriquecimento e crescimento pessoal e profissional. A capacidade de gerir uma crise, a gestão de recursos e a habilidade de lidar com situações desafiadoras são algumas das competências que a maternidade pode desenvolver nas mulheres.
A autora e palestrante Elisama Santos participou de uma conversa muito importante sobre esse tema com Bárbara Pombo e Gabriela Liam, para o Valor Econômico. Discutindo a importância de construir ambientes emocionalmente seguros para as mulheres no mercado de trabalho, e de reconhecer e valorizar as competências que a maternidade pode trazer para a carreira.
“A minha percepção e inteligência social triplicaram após a maternidade! E a capacidade de gerir uma crise? E a gestão de recursos? Eu descobri que sou imensamente capaz”, relata a autora.
As mulheres podem ser mães e profissionais de sucesso ao mesmo tempo, desde que tenham o suporte e o reconhecimento necessários para isso.